quarta-feira, 26 de junho de 2013

Holofote: El Matheus 19/01/2010 Fomos atrás do criador de pequenos grandes sons bahiano, EUMATHEUS Por: Claudio Szynkier Gostamos tanto de "Atendi ao Seu Pedido”, pequena musiquinha, de poucos e sutis gestos folk-lo-fi, e grandes dimensão e energia, pela sua harmonia inquieta mas aprazível, repetições e samples de synths e ruídos da natureza que surgem, simplesmente surgem. É quase como algo provindo diretamente de um planeta desconhecido como Disco do Tênis, de Lô Borges, mas gravado e mixado por algum amante de hip hop nesta década. Niilismo naturalista talvez seja uma forma de chegar a uma etiqueta OK pra esse som, uma definição que também deve amarrar bem o UFO que temos logo depois da entrevista. Fomos, portanto, atrás do autor dessa música, para saber mais, e descobrimos coisas interessantes sobre ele, um bahiano de Jacobina: ele pinta, numa espécie de conduta criativa multisuperfícies, ultrapessoal (vide nome do projeto) e interconectada (veja seu myspace, aqui, para conhecer as artes); ele tem ótimo gosto musical, basta ver que o autor de um dos discos “para sempre" do ano de 2008, Dosh, uma rara citação, é elencado pelo compositor entre suas predileções. Leia mais e baixe a discografia no perfil do EUMATHEUS: Como surgiu o projeto? O projeto surgiu de uma forma silenciosa. Aos ouvidos. Eu tinha vontade de tocar alguma coisa nova. Estou sempre lendo Nietzsche e algumas coisas de psicologia… Isso tem ajudado muito a me dopar e me sustentar desse meu projeto, a compor aquilo que eu desejava ouvir… Eu fui clareando esse caminho. É como se fosse uma segunda consciência, trabalhando junto, tive vontade de consumir as minhas obras. Lembra quando um time é campão? Lembra a euforia das pessoas diante de um momento, sentindo-se bem, sentindo-se felizes por tal evento. As musicas são momentos, as músicas são assim também, difícil não querer cada vez mais! Assim surgiu o projeto, de acordo com a necessidade. O estilo é a fisionomia do espírito. Imitar o estilo alheio significa usar uma máscara. Por mais bela que esta seja, torna-se pouco depois insípida e insuportável por que não tem vida, de modo que mesmo o vivo mais feio é melhor do que ela. Assim é o projeto! Algo novo algo mais EUMATHEUS Qual foi a exata inspiração para surgir? A vontade de ouvir algo novo. Daí passei a ver minha fisionomia. A me encontrar nas musicas. Quem toca com você? Eu toco sozinho, algo um pouco náufrago… Um notebook com uns samples feitos por mim. Principais influências A principal influência foram um luthier de guitarras, com quem encontrei a minha. Assim, eu quis uma guitarra única pra combinar com musicas únicas. Também teve o bom baterista Dosh da banda do Andrew Bird, o violinista, e a música clássica de todas as partes e principalmente a minha mãe que me sustenta com um prato de comida! Essa foi quem mais me influenciou. Como define seu som? São trilhas sonoras, sempre estou sendo levado a algum lugar com esses sons… Penso no cinema novo de Glauber… Pinto os quadros, faço os clipes… Você tem algum CD ou EP gravados? Conte Tenho dois discos, o Feel Power, de 2008, e o Come Wiht Me, de 2009… Trabalhei nos dois sozinho! Fiz 15 de cada disco em especial pros amigos que tiveram coragem de ouvir, e também deixei disponível pra download. Agora estou começando a gravar as musicas de 2010, “Atendi ao seu pedido”, por exemplo… Esse vai ser toda em português… Agora vou fazer o clip, vou pintar mais outro quadro, ai gravo outra musica, quando vou ver já estou nas águas de março… As coisas vão acontecendo. O que fazer para dar certo? E o que significa dar certo no seu caso? A fórmula disso tudo é a diversão! A sensação de correr os riscos. Tudo que eu estou fazendo é correr risco. A música é arriscar, isso tem dando certo. Como você se relaciona com a música? É a única liberdade que eu tenho. Já rolou algum show? Não, mas eu penso em um ambiente com uma exposição de quadros, algo bem simples pra pouca gente. Planos para o futuro Só tenho a agradecer pelas oportunidades! Esses são os meus planos! “Agradecer”. Sou um pouco maluco, o que o futuro tem me reservado, tenho dedicado ao Tramavitural, por exemplo, é aqui que tenho divulgado as musicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário